quarta-feira, 1 de junho de 2011

TRABALHO HISTÓRIA - TEMA: INDEPENDÊNCIA DOS EUA (13 COLÔNIAS)

Meus queridos,

O trecho do filme "O Patriota" postado abaixo mostra o final do conflito entre as 13 Colônias Inglesas (EUA) da América do Norte e a Inglaterra. O vídeo mostra a parte final da guerra e a vitória das 13 Colônias. O ano é 1776. É realizada pelos Líderes desse movimento uma Declaração de Independência, que em sua parte final diz o seguinte:

Nós, por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela rectidão das nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colónias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colónias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como Estados livres e independentes, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os actos e acções a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na protecção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra.

1 - Aproveitando nossas aulas, além de uma pesquisa se achar necessário, escreva um texto comentando esse trecho da Declaração da Independência, tendo atenção nas palavras em negrito. Fale da influência do Iluminismo nessa processo de independência, uma vez que foi o primeiro movimento em toda a América, incluindo a América do Sul. Foi a partir da Independência dos EUA que muitas outras revoluções aconteceram.

Valor : 3,0 pontos.

Data da entrega: 09/06

Como postar?

Se cadastre como seguidor do Blog e depois entre nesse post e coloque o trabalho no campo comentários. Não esqueça de colocar o nome.

Grande abraço em todos,

Prof. Vinicius Gentil

6 comentários:

  1. A guerra da independência dos EUA
    Aconteceu em (1775-1783)
    Eu entendi que a guerra começou após a assinatura do tratado de paris !
    A guerra teve sete anos de duração
    Esta guerra aconteceu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763 foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora mesmo assim a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. As 13 colônias representadas por Massachusetts, Rhode Island, Connecticut,
    Nova Hampshire, Nova Jérsei, Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware, Virgínia,
    Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia,
    Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência em 1776

    Aluno : Henrique valois Freitas da Silveira
    Turma : 804
    Nº : 14

    PROF VINICIUS MINHA MÃE QUE ME AJUDOU COM O TRABALHO NÃO SEI SE ESTA SERTO MAIS TENTEI OBRIGADO VLW ;D

    ResponderExcluir
  2. A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América foi o documento no qual as Treze Colônias na América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como justificativas para o ato. Foi ratificada no Congresso Continental em 4 de julho de 1776, considerado o dia da independência dos Estados Unidos.
    As treze colônias tomaram este passo, pois os britânicos estavam se aproveitando da América do Norte, com impostos para pagar o prejuízo das guerras feitas pelos ingleses, então as treze colônias tomaram a decisão de criar A Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano. Supunham poder contribuir para o progresso da humanidade e para a superação dos resíduos de tirania e superstição que creditavam ao legado da Idade Média.
    ALUNO:CARLOS MAGNO
    TURMA:804
    N°06

    ResponderExcluir
  3. Henrique e Magno,

    Valeu pelo texto. Gostei da resposta, porém queria mais texto de vocês. Aproveitem o Blog para estudar para a prova do bimestre, ok.

    Abraços,

    Prof. Vinicius Gentil

    ResponderExcluir
  4. Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
    E na américa do sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

    aluna:nathalia dos santos n:28
    turma:804
    prof:vinicios gentil

    ResponderExcluir
  5. Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.
    O Parlamento inglês decidiu então que os colonos deveriam pagar parte dos gastos com a guerra, com o objetivo de aumentar as taxas e os direitos da Coroa sobre a América. Os fatores culturais, aliados a política repressiva dos ingleses, tiveram papel importante no processo revolucionário americano. Os colonos contestavam o direito legislativo do Parlamento inglês, e recusaram a cumprir a Lei de Aquartelamento, a qual exigia dos colonos alojamento e transporte para as tropas enviadas a colônia.

    O principal motivo para os EUA quererem sua emancipação da Inglaterra foram os altos impostos cobrados pela metrópole, que se achava no direito de aumentar os tributos após vencer a França na Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763), a qual envolvia terras norte-americanas.
    Os impostos criados foram: Lei do Açúcar (1764), Lei do Selo (1765) e Lei do Chá (1773).
    Após a implantação de tantas tarifas de maneira quase que sequencial, a burguesia norte-americana se rebelou e decidiu que era hora de cortar os laços com a Inglaterra.

    Aluna:Amanda Pires Nunus nº01
    Turma: 804


    PROFº VINICIUS EU FIZ O TRABALHO COM A AJUDA DA MINHA MAE NAO SEI SE ESTA CERTO MAS EU TENTEI, OK.

    MUITAS SAUDADES DE VC PROFESSOR TE ADOLLO POR DEMAIS!NUNCA IREI TE ESQUECER, TRICOLLO MELHOR TIMEE!
    ASS:AMANDINHA

    ResponderExcluir
  6. mt bomm parabens a todos

    ResponderExcluir